/******************** Adicionei o google adsense ********************/


sábado, 6 de julho de 2013

Residencia Unifamiliar com Comércio

Nosso grupo analisou a Casa Oscar Americano,  do arquiteto Oswald Bratke. A análise contou com uma maquete esquemática do projeto e o resultado final foi incluído nas pranchas do projeto.



Esse foi o projeto desenvolvido no Grau A do Atelier de Projetos II, com orientação do Professor Artur e do Professor Martin.

No segundo semestre fizemos análises de projetos usando como critérios os seguintes pontos:

IMPLANTAÇÃO E ACESSOS
ZONEAMENTO E CIRCULAÇÃO
COMPOSIÇÃO FORMAL
GEOMETRIA E ESTRUTURA
ABERTURAS E FECHAMENTOS
RELAÇÃO PÚBLICO PRIVADA

A turma foi dividia em grupos para analisar alguns projetos. Nosso grupo analisou a Casa Oscar Americano,  do arquiteto Oswald Bratke. A análise contou com uma maquete esquemática do projeto e o resultado final foi incluído nas pranchas do projeto.






DOWNLOAD CASA OSCAR AMERICANO

Implantação DOWNLOAD
Planta Baixa Pavimento Térreo DOWNLOAD
Planta Baixa Pavimento Superior DOWNLOAD
Cortes DOWNLOAD
Croqui Perspectivo Fachada Oeste DOWNLOAD
Croqui Perspectivo Fachada Leste DOWNLOAD
Zoneamento e Circulação DOWNLOAD

PS.: Dúvida sobre como fazer o download dos arquivos? Clique aqui.



Após essa análise, iniciamos o estudo do lote do projeto. Foi feita uma visita ao local e coletados dados e fotografias.
Lote localizado na esquina das ruas João Neves da Fontoura e São Francisco, em São Leopoldo.
Usando os dados coletados e imagens do Google Earth analisamos os condicionantes físicos e urbanos do local. Isso ajuda a determinar quais são as melhores soluções para os problemas do lote, localizado numa esquina com fachadas Norte e Oeste, num contexto urbano já consolidado.


Logo em seguida, o professor expôs o programa de necessidades. O projeto deveria atender uma família qualquer composta por um casal e dois filhos. Também deveria contar com um espaço para comércio, que também não tinha especificação, podendo ser uma loja, uma mecânica, um salão de beleza, um bar, etc. Além disso, deveria contar com pátio interno. De posse desse programa, em conjunto com toda a turma, elaboramos o pré-dimensionamento dos ambientes.



Um projeto é dividido em Zona de Serviço, composta de Cozinha, lavanderia, garagem, Zona Social, com sala de estar, sala de jantar, lavabo, escritório, e Zona Íntima, onde ficam os quartos e banheiros. Antes de definir o projeto, precisamos fazer algumas experiências para dispor essas zonas no lote de forma a encontrar as melhores respostas às condicionantes estudadas. Pelo menos três estudos de intervenção deveriam aparecer nas pranchas finais do projeto, analisados através dos 06 pontos.




Depois de testar algumas soluções, adotamos as melhores no partido final.



Após todos os estudos, partimos para o projeto final e para a maquete definitiva. Optei por não postar as pranchas porque um dos requisitos era que fossem feitas sem o uso de CAD, ou então, se fossem em CAD, tivessem uma expressão gráfica feita a mão. Não cumpri com esse requisito, entregando apenas em CAD.

Maquete final. Fachada Oeste. Onde fica a rua de menor movimento. Os acessos à residência ficam nessa fachada, onde é mais fácil manobrar o carro. A janela em fita é onde está a cozinha, que conta com churrasqueira.




Fachada Norte. O comércio, disposto na rua de maior movimento. mantém o alinhamento das construções já existentes. Sua localização na esquina dá destaque. A Zona Íntima está no segundo pavimento, recuado para manter o perfil da rua.

Vista da Esquina.

Vista da Rua São Francisco, de menor hierarquia.



A Zona Social circula o pátio interno, ganhando visuais e insolação. 


Até o próximo post!

2 comentários:

  1. Preciso fazer uma maquete da casa Oscar Americano e acabei achando o seu blog enquanto estava pesquisando.. Ainda não encontrei material o suficiente (plantas e cortes com cotas) para realizar a maquete. Voce teria alguma coisa que poderia compartilhar? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Acho que tenho algum material... Pode enviar um e-mail para genoa-arq@outlook.com que encaminho os arquivos que eu conseguir.

      Excluir