/******************** Adicionei o google adsense ********************/


sábado, 15 de setembro de 2012

17º Seminário de Atualidades Tecnológicas

Esse post apresenta alguns projetos desenvolvidos em equipe no estágio não-obrigatório nas empresas e-ventos produtora e Aqua Montadora, de Porto Alegre, com supervisão da arquiteta Ândrea Giongo.





Olá, amigos!

A apresentação ideal dos projetos desenvolvidos pela E-ventos Produtora aos seus clientes conta com perspectivas 3D, planta baixa com especificações e projeto de elétrica. De acordo com a complexidade do projeto, a planta baixa e a elétrica podem aparecer juntas. Também acompanha o projeto um memorial descritivo do estande com seu valor final e prazo de pagamento.

Projeto para estande de 2009, seguindo o padrão ideal

Projeto para estande de 2009, seguindo o padrão ideal

Projeto para estande de 2009, seguindo o padrão ideal
No início do estágio, até conhecer mais do sistema de montagem, ficar mais familiarizado com a modelagem 3D e aprender a trabalhar com o Corel Draw, os projetos que ia desenvolvendo contavam apenas com as perspectivas renderizadas no 3D Studio Max. Minha supervisora, a arquiteta Ândrea Giongo, me ensinou a trabalhar com listas de checagem de mobiliários e logotipos. Todo o evento em que somos a montadora oficial, e mesmo naqueles em que projetamos apenas alguns estandes, precisamos ter os logotipos do cliente salvos num formato adequado para fazer a impressão da arte dos espaços projetados. Caso não esteja no formato certo, a imagem corre o risco de não sair fidedigna com a marca do cliente, o que gera problemas. Por meio de conversas com os colegas responsáveis pela fabricação das estruturas dos estandes, seja em sistema octanorm, seja em marcenaria, descobre-se que certos elementos que estão no projeto não podem não possuir estabilidade, o que requere ajustes para garantir que não caia no meio do evento. Esse é um dos motivos por algumas vezes o projeto construído não fica exatamente igual ao projeto renderizado.

Estande da Sulgás, na Feitur 2012. O projeto prevê uma estrutura  de madeira e um cilindro metálico ao fundo, segurando o forro do pequeno estar.

Na execução, foi necessário adicionar um pilar de madeira junto aos balcões e o cilindro de metal foi substituído pelo mesmo tipo de pilar.

Com base nesses conhecimentos, me propus a entregar os trabalhos num nível adequado, tanto para o cliente, como para os responsáveis pela construção dos estandes.

Nos dias 13 e 14 de setembro ocorreu o 17º Seminário de Atualidades Tecnológicas, no centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. A E-ventos Produtora foi a montadora oficial. Foram 40 estandes para expositores, 3 auditórios com capacidade para 100 pessoas, lounge de convivência e demais espaços. A montagem básica consistia em estandes entre 6m² e 9m², com balcões em octanorm e mesas com cadeiras. Alguns clientes contrataram projetos especias.

Estandes da montagem básica com 6m². Ao centro, o Zeon já conta com adesivagem diferenciada, sendo um projeto especial

Estandes da montagem básica de 6m²

Estandes da montagem básica de 6m²

Espaços de 4m² com balcão vitrine na montagem octanorm.


Já para esse evento, busquei entregar as perspectivas 3D e planta baixa com instalações elétricas no projeto final do cliente. Como alguns estandes foram construídos em marcenaria, desenhei-os no AutoCAD para colocar as medidas exatas e facilitar o trabalho do marceneiro.

Ainda haviam alguns estandes com arte especial, como adesivos com imagens em todas as paredes, por exemplo. Como pode haver conflito entre o formato do arquivo desenvolvido pelo cliente e o Corel Draw que normalmente utilizamos, em alguns projetos, adicionei uma página especificando todas as medidas dos locais a serem adesivados. Assim, o cliente poderia criar a arte em outro software, já com as dimensões exatas, bastando recebermos os arquivos, conferirmos e encaminharmos para a empresa responsável pela produção das lonas e adesivos. Mesmo assim, alguns ajustes eram precisos e para isso utilizei o programa Inkscape, recomendado pelos nossos clientes do FISL. Aos poucos estou me adaptando ao software livre. O pouco que aprendi até agora tem sido útil para desenvolver essas artes.

A seguir algumas imagens dos projetos e fotos do evento. Começando pelo os estande que envolviam construção em marcenaria, todos projetos especiais.

Esse foi o primeiro projeto desenvolvido, em abril ainda. É o estande da Arkema.




 O estande da Interquímica, cliente da empresa a alguns anos.



A CYA foi nossa cliente pela primeira vez. Esse foi o projeto deles.

Planta baixa com instalações elétricas e especificações





 Esse é outro projeto de um cliente da empresa de outros edições do envento. É o estande da Lord. 






 O próximo é o projeto de um dos patrocinadores masters do evento: a Auriquímica. Também nosso cliente pela primeira vez.







Os próximos estandes também são projetos especias, porém foram derivados da montagem básica. Como diferencial, contam com adesivagem especial e alterações nas alturas dos painéis frontais.

O estande da Aditya Birla.



Estande do Basile.





Estande da Lanxess.



Estande da Proquitec.






Estande da Rhodia.

Adesivos ilustrativos, para demarcar o espaço correto

mais tarde, o cliente forneceu a arte correta para os adesivos.
Essas são as fotos do lounge, composto por balcões em octanorm com painéis frontais curvos, puffs e sofás.






Um dos auditórios do seminário, com capacidade para 100 pessoas.


Outros projetos construídos pela E-ventos Produtora no 17º Seminário de Atualidades tecnológicas.



Projeto da Alana, minha colega de estágio, para a Additiva.


Estande da Fragon, de autoria do projetista Anderson.
É isso aí, amigos!

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário