/******************** Adicionei o google adsense ********************/


terça-feira, 14 de abril de 2020

Laubwerk Plants Kit, de Ronen Bekerman - árvores leves e realistas gratuitas

Olá Pessoal!

Um grande problema quando estamos trabalhando no sketchup é quando precisamos adicionar vegetações realistas. Os componentes no 3D Warehouse são muito pesados, o que faz com que seu arquivo fique mais lento durante a execução do programa.

Ronen Bekerman, artista 3D especializado em vizualicação arquitetônica, desenvolveu uma extensão para Sketchup que importa árvores realistas: Laubwerk Plants Kit. A vantagem é que na tela do sketchup elas são visualizadas como objetos low poly mas são renderizadas com alto grau de realismo.

Se você quer saber mais sobre o que são objetos low poly, confira aqui mais informações e aproveite para conhecer o trabalho do estudante Richard de Melo na BRtt Sketchup Models. Mas para ajudar a entender a vantagem do low poly no Laubwerk Plants Kit, é necessário entender que quando estamos trabalhando no sketchup, nosso computador precisa renderizar a interface sempre para nos mostrar o nosso modelo. Quanto mais elementos e informação na nossa tela de trabalho, mais tempo ele leva para renderizar o modelo sketchup. Esse cálculo é realizado pelo computador em uma grande velocidade. No entanto, quanto estamos com muito componentes pesados, como árvores realistas, por exemplo, esse cálculo fica mais lento e por isso o sketchup "tranca". Essa é uma das razões pelas quais uma boa placa de vídeo faz muito diferença na hora de trabalhar com 3D. Os componenetes low poly possuem menos informações, já que sua geometria é simplificada. Por isso, ao trabalhar com objetos low poly, a interface do sketchup é renderizada mais rápído pelo computador, o que evita a lentidão.

A Laubwerk oferece em seu website kits com coleções de plantas e árvores ultrarealistas de várias espécies pelo valor de 149 euros (o euro hoje está cotado a R$ 5,70) cada kit. Mas você pode aproveitar o kit gratuito que é fantástico! Nele você vai encontrar modelos que se adaptam a quase todas as situações que precisamos nos nossos projetos. As espécies são as seguintes:

  • Acer campestre, uma árvore de médio e grande porte;
  • Cytisus scoparius, um arbusto;
  • Howea forsteriana, uma espécie de palmeira de pequeno e médio porte;
  • Pinus brutia, uma árvore conífera de médio porte;
  • Plumeria rubra, um arbusto florido.

Para cada uma dessas espécis, você terá 03 variações de modelo, oferecendo também 03 idades (planta jovem, planta média e planta adulta) variações para cada estação do ano. Isso resulta em um total de 36 plantas diferentes por espécie. Na opção de inverno, por exemplo, as árvores possuem galhos sem folhas. Já no outono, as folhas estão amareladas. E assim por diante.

Outra grande vantagem é que o plugin funciona tanto para Sketchup quanto para 3dsmax.

Para baixar e instalar o plugin Laubwerk, basta acessar o site de Ronen Bekerman ou criar uma conta na

Nenhum comentário:

Postar um comentário