/******************** Adicionei o google adsense ********************/


sexta-feira, 6 de abril de 2012

Estande Oriental e Terra Brazil


A Casa Brasil de 2011 contou com a presença da Terra Brazil, loja de móveis rústicos de madeira maciça desenhados por Beto Griebeler. Nessa postagens falamos um pouco do processo de fabricação do mobiliário, conhecido através de visita à fábrica. Além disso, postamos algumas imagens dos estandes da feira, que chamam a atenção pela arquitetura.


Olá Pessoal!!!
Continuo trabalhando naqueles projetos que mostrei o making of no último post. Mas essa semana comecei a estudar o Vray for Sketchup e decidi trabalhar com um croqui perspectivo com 2 pontos de fuga que fiz na cadeira de 
Expressão Gráfica para Arquitetos I.
A proposta do exercício era desenhar um cubo na perspectiva com 2 pontos de fuga e desenvolver um desenho arquitetônico para ele.


A idéia para esse croqui veio quando trabalhei como vendedor na estande da Terra Brazil na mostra Casa Brasil, em Bento Gonçalves, no ano de 2011. A Terra Brazil é uma fábrica de móveis rústicos, localizada na cidade de Capela de Santana e possui uma loja na cidade vizinha Portão, a Brazil Design, ao lado do pedágio da RS 240. Fabrica bancos, mesas, puffs, cubos e cogumelos de madeira, pisos, revestimentos, decks, cachepot, molduras de quadro e sancas, tudo feito com madeira maciça. Está no mercado a 15 anos, exporta para outros países como Uruguai, Argentina e Alemanha. Participa de todas as Casa Cor do Brasil. 
Lareira revestida de madeira, na loja Brazil Design

Detalhe do revestimentoo na parede,aparador e banco logo abaixo

Na ocasião da Casa Brasil 2011 o grupo de vendedores participou de um treinamento na loja e na fábrica da Terra Brazil. Para mim, estudante de arquitetura, foi um aprendizado valioso. Conhecemos a linha completa de produtos da empresa e o processo de fabricação dos móveis. 
Os edifícios da fábrica pertenciam a antiga Arrozeira Brasileira
Fábrica da Terra Brazil em Capela de Santana

Banco malhetado e abaixo base orgânica
Ao chegar na fabrica, o tronco é cortado em pedaços menores que ficam empilhados para secar, as vezes até 4 anos, para depois ir para a estufa. A madeira precisa estar bem seca para ser trabalhada. 
Depois as peças ficam em média 15 dias na estufa. É o tempo que leva para secar a madeira. Ainda assim, pode acontecer que um pouco de umidade ainda esteja na madeira. Há máquina que indica a umidade da madeira. A serragem é reaproveitada no forno que aquece a estufa. 
Peças em processo de fabricação

Troncos de árvores em processo de secagem

Serragem para ascender a estufa

Forno da estufa

Estufa por dentro

A empresa trabalha de forma a evitar o uso de produtos químicos, deixando o processo de fabricação mais natural possível. Para o tratamento da madeira usa-se Escova, é mais artesanal, nada de Jato de Areia, que é uma técnica que causa danos a saúde. O resultado final na madeira é praticamente o mesmo, vide o link abaixo.

http://www.cramif.fr/pdf/th4/Salvador/posters/cavariani.pdf - pesquisa sobre efeito sobre danos á saúde causado pelos jato de areia.

http://www.zirtec.com.br/areia/leis.htm - lei que proíbe o uso de jato de areia.

http://ricardopaiva.wordpress.com/tecnicas/jato-de-areia-em-madeira-morta/
fotos do tratamento de madeira morta feito com jato de areia.

Para o acabamento o produto utilizado é o Stain, que oferece melhores resultados que o verniz. As vantagens do Stain são relatadas no fragmento do texto abaixo.

http://minhacasademadeira.blogspot.com/2009/12/stain-ou-verniz.html

Vernizes são acabamentos que têm baixa penetração na madeira e formam normalmente camada alta, apresentando uma flexibilidade inferior aos stains e, por esse motivo, quando expostos ao exterior, têm tendência a apresentar trincamento da película ao longo do tempo, o que ocasiona a delaminação e conseqüente desplacamento
Dessa forma, as principais vantagens dos stains em relação aos vernizes são: elevada penetração na madeira, flexibilidade, proteção fungicida, resistência à radiação ultravioleta e umidade. E, como já foi citado, tem a facilidade da renovação.

A madeira é um material natural, poroso, que apresenta uma interação com o ambiente, respondendo às condições de temperatura e umidade. O stain é um produto impregnante e fungicida, ou seja, um tratamento para a madeira. Penetra com profundidade nos poros, formando uma camada baixa de alta flexibilidade, proporcionando, além disso, proteção contra fungos, que apodrecem a madeira. A película do stain não apresenta rachaduras e desplacamento, comuns nos vernizes. Além disso, possui elevada resistência à incidência da radiação ultravioleta do sol. Stains são indicados especificamente para aplicação em madeira, especialmente quando exposta aos rigores climáticos.


Tons de Cinz foram a novidade na Casa Brasil 2011


O proprietário e design Beto Griebeler  busca sempre aperfeiçoar as técnicas de fabricação da Terra Brazil. Graças as suas pesquisas é possivel atingir diferentes tons de cor na madeira. Trabalha-se com as cores Branca, Cinza, Mel, Clarificado, cinza antigo, mel escuro, mel claro e meio tom. Também pode se deixar a madeira crua depois de tratada. É possível usar outras cores, como azul, verde, vermelho etc. A cor cinza antigo não é de tinta. Ela é resultado de um processo de tratamento físico-químico pesquisado e desenvolvido pela empresa.
Por causa do tratamento, a madeira pode molhar que não apodrece. Mas de tempos em tempos é necessário fazer revitalização. O sol e a chuva alteram a madeira.
              
Os Móveis são fabricados com madeira de demolição, pinus, eucalipto, sucupira, grápia, cedro, louro, dormente (madeira usada na fabricação de trilhos de trem) e tatajuba.





A texturas dos móveis visa destacar o desenho natural das fibras da madeira.
A textura pode ser escolhida, dependendo da madeira. O problema surge em algumas madeiras de demolição que não têm como deixar lisas.
           O malhetado é um dos acabamentos mais baratos porque não é feito a partir de um único tronco de árvore e sim de vários pedaços de madeiras.
O cliente pode escolher a textura. Por exemplo, uma mesa com textura pode dificultar a escrita, então se a mesa vai ser usada para escritório, as vezes pedem para ser lisa, ou colocam um vidro por cima. 
           Qualquer modelo pode ser colocado em área externa, mas para isso ela precisa ser ripada. Isso quer dizer que deve haver uma pequena distância entre as réguas para que a água da chuva e do sereno possa escorrer e não acumule em cima do tampo, danificando a mesa. Quando a mesa é feita no estilo junta seca, quer dizer que não há espaço entre as réguas. Então não são feitas para ficar em áreas externas.

Os revestimentos de piso e parede também podem ser feitos de acordo com a necessidade do cliente. Ele manda pra Terra Brazil o projeto primeiro. Depois são tiradas as medidas do local. É possível desenvolver qualquer coisa, desde que haja o projeto.
                As réguas  podem ampliar a parede, usando réguas de espessuras variadas.
                O revestimento normalmente é feito numa cama, mas se conversa com o arquiteto sobre a forma que será utilizada no projeto em questão. A cama é parafusada, assim se evita que o revestimento, pesado , caia.
                Hoje em dia é quase tudo colado, o prego está sendo pouco usado. Se o cliente preferir pode ser colocado o piso ou revestimento com pregos, mas são usados pregos especiais, mais bonitos.
                As lâminas podem ser feitas até 1mm no piso, a fábrica consegue fazer. O  normal é oferecerem 1,5mm, porque as lojas normalmente fabricam em série.


Detalhe do revestimento na Loja Brazil Design


              A madeira maciça oferece bastante flexibilidade de projeto. Os móveis podem ser adequados ao tamanho que se precisa. São móveis projetados. O arquiteto faz o projeto e o móvel é confeccionado. Se o cliente quiser sugerir o desenho do banco, a fábrica pode cria-lo. Altura padrão dos bancos é de 42cm a 44 cm, Fora esse tamanho é necessário consultar. O mesmo modelo de banco pode ser adaptado para servir de mesa e aparadores, por exemplo. Pode ser apenas um tampo, um banco fixado direto na parede.


Para a Casa Brasil 2011, a grande aposta da Terra Brazil foram as bases orgânicas, feitas com as raízes das árvores. Normalmente se usa com vidro por cima para fazer de mesa de centro ou, dependendo do formato, sem o vidro. O cliente pede o tamanho que ele quer da peça. A Terra Brazil verifica o que tem na fábrica com as especificações do cliente. Então envia a ele fotos para que escolha aquela que mais lhe agradou. Para as peças orgânicas normalmente é usado o eucalipto por causa da espessura.
Bases orgânicas possuem formas exclusivas, formas que  são encontradas na natureza. Cada peça é única.


Bases orgânicas e cubos de madeira em processo de fabricação


Base orgânica de eucalipto, a árvore tinha em torno de 90 anos

Base orgânica sendo tratada na fábrica para exposição na Casa Brasil

A estande da Terra Brazil. A mesma base orgânica que estava sendo tratado na fábrica uma semana antes, agora em tom de mel.


A fábrica está buscando o Selo Verde, ainda inédito no Rio Grande do Sul. A madeira, além de ser tratada de forma ecológica, ainda provém de matas de reflorestamento. A maior parte da madeira usada na fabricação dos móveis da Terra Brazil vem do Rio Grande do Sul, 20% vem do Norte do Brasil, legalizada. A madeira precisa ter procedência. Quando ela é transportada até a fábrica é informado na documentação o itinerário de viagem do local de origem até a fábrica. O caminhão não pode ser desviado desse itinerário mesmo em caso de congestionamento no trânsito porque o IBAMA pode aplicar uma multa sobre a carga. 
Todas as partes da madeira se procura aproveitar, inclusive a serragem que sobra é usada na estufa.

Para fins de decoração, a madeira lembra tradição. Móveis de chapa são muito bonitos, mas não se comparam a móveis de madeira. O brilho dos móveis de acrílico costuma causar agitação no ambiente, a madeira não causa tanta influência no restante, ainda mais com a possibilidade de alterar sua cor para tons mais claros, ou até mesmo cinza. Madeira combina com tudo.


Estande da Terra Brazil na Casa Brasil 2011. Ao lado do pilar, o banco Infinity, lançado na Casa Cor 2009, design arrojado.

Mesas quadradas em tom cinza, mesmo tom usado no piso.

Cubos em cores variadas. Junto a parede, aparador de madeira de demolição.








Revestimento da parede cinza. Nas laterais dos quadrados nota-se o tom avermelhado original da madeira.





Bem, além do conhecimento adquirido na fábrica, a semana durante a feira foi igualmente valiosa. Além do contato com profissionais, lojistas, clientes e estudantes de arquitetura, foi possível conhecer as outras lojas participantes e suas estandes. 







O desenho das estandes me chamou atenção e então decidi tentar um esboço para a aula que unisse o design das estandes e detalhes em madeira maciça. O estilo ficou oriental. Vitrines grandes para revelar os produtos da loja e convidar os visitantes a conhecê-los. Rampa de acesso com piso de madeira.


E por fim, fiz o mesmo esboço no Google Sketchup e treinei alguma renderização com o Vray. Até o momento não havia configurado nenhum parâmetro dos materiais em renderizações anteriores com o Vray, então ficou bem simples. O resultado pode ser conferido abaixo. Com o tempo e estudo os resultados ficaram mais realistas.


É isso aí amigos! 

Vou finalizando alguns projetos nos próximos dias e teremos mais posts novos então.

Vou deixar umas imagens de teste que gerei esta semana, o projeto está quase pronto.

Abração! Até a próxima!





Nenhum comentário:

Postar um comentário