Nesse post vamos compartilhar algumas renderizações de um projeto de cobertura móvel para uma piscina. O projeto é da arquiteta Ândrea Giongo e a execução é da empresa Ville Toldos.
Nessa maquete eletrônica foi preciso estudar a refração que a luz sofre ao passar pelo material da cobertura. Trata-se de uma cobertura de policarbonato.
O policarbonato da Ville Toldos existe na versão compacto e alveolar e também em várias cores diferentes: cristal, bronze, azul, etc. No final do texto está o site da empresa onde é possível consultar os produtos e solicitar orçamentos.
O policarbonato compacto causa um efeito na luz similar ao do vidro, sendo facilmente confundido com ele. Já o alveolar refrata a luz de uma maneira difusa e a imagem da transparência não apresenta um desfoque. Além disso, quando visto de perto, o policarbonato alveolar apresenta pequenas ranhuras que se mesclam no olhar à medida que o observador se afasta, que é o que gera o efeito de borrão na imagem translúcida.
Foram necessários muitos testes para atingir um efeito parecido com o real, e ainda serão necessários mais ajustes para tentar atingir um excelente resultado.
Abaixo é possível conferir uma das opções apresentadas no projeto. O policarbonato da parede é compacto e o da cobertura é alveolar.
A vista abaixo é referente a outra opção apresentada ao cliente que previa policarbonato alveolar tanto na parede quanto.
Conforme comentado, a Ville Toldos possui policarbonatos de cores diferenciadas. Abaixo uma outa versão do projeto onde o material é alveolar azul. É possível conferir como abrem as portas e coberturas móveis.
Finalmente uma perspectiva de como fica a cobertura quando está recolhida.
Até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário