/******************** Adicionei o google adsense ********************/


quinta-feira, 11 de julho de 2013

Fisl14

Esse post apresenta alguns projetos desenvolvidos em equipe no estágio não-obrigatório nas empresas e-ventos produtora e Aqua Montadora, de Porto Alegre, com supervisão da arquiteta Ândrea Giongo.



Os trabalhos para o 14º Fórum Internacional de Software Livre, ocorrido na PUCRS entre os dias 03 e 06 de julho de 2013, começaram ainda em outubro de 2012. A Aqua Montadora desenvolveu a planta do evento este ano, usando a experiência adquirida no ano passado, primeira vez que foi a montadora oficial do evento. O Fisl14 é um evento feito para os jovens, para os usuários e desenvolvedores de software livre e robótica. A planta deveria integrar essa galera e divulgar as marcas dos patrocinadores.

Para isso, os grupos de usuários, as oficinas de robótica e o espaço cultural multiuso foram colocados próximos à lancheria do centro de convenções da PUC, formando uma área com grande aglomeração de jovens que poderiam fazer suas apresentações, conversar e se divertir. Os estandes dos patrocinadores foram dispostos num eixo que partia do acesso pela escadaria até o final do pavilhão, onde foram colocados, nos cantos do local, os estandes da ASL, Associação do Software Livre, donos do evento. A opção de colocar os estandes no cantos permitiu que não existisse estandes mal posicionados e de difícil venda. 

Eixo principal com os estandes dos patrocinadores. No final, sala de imprensa dentro do estande da ASL.


GRUPO DE USUÁRIOS E TELECENTROS

Definida a planta, o próximo passo foi trabalhar na arquitetura dos estandes do evento. Começamos pelos Grupos de Usuários. Em 2012 eles contavam apenas com uma mesa em octanorm, sem espaço para banner. O problema foi solucionado com a criação de uma torre, também em octanorm, integrada na mesa. Ali os grupos poderiam pendurar banners ou usar como quadro para anotações.






Junto com os grupos de usuários, ficavam os Telecentros, locais onde os visitantes que não trouxessem computador poderiam acessar a internet.





ESTANDES PADRÃO

Os trabalhos continuaram com a criação dos modelos básicos de estandes. Os patrocinadores são divididos nas categorias OURO, PRATA  e BRONZE. Para eles foram desenvolvidos dois modelos de cada, para que o expositor pudesse escolher. Também poderiam ser feitas modificações caso o cliente solicitasse.

OURO - MODELO 01
Os modelos OURO contavam com 25 m² e uma altura total de 4,20m.


Patrocinador Ouro Dataprev, Ouro modelo 01, com mobiliário e adesivagem especial




Ministério da Comunicação, Ouro modelo 01





OURO - MODELO 02


Projeto para NIC e CGI, Ouro modelo 02 adaptado para dois espaços.








Imagem em lona.


Estande do Colégio Marista.


PRATA - MODELO 02

Os modelos PRATA, contavam com 20 m² e altura total de 3,70m.



Patrocinador PRATA, CETI.

BRONZE - MODELO 02

Já os patrocinadores BRONZE contavam com 15 m² e altura total de 3,20m.

Intel, com adesivagem especial.


02 estandes bronzes lado a lado.






MOSTRAS

Além desses patrocinadores, existiam os espaços das Mostras, que contavam com áreas de 6m² e 9 m², a tinham altura de 2,70m. Esses espaços estavam dispostos em ilhas e tinham projetos diferenciados para os centros e esquinas.






















ESTANDES DE INFRAESTRUTURA DO EVENTO

ESTANDE LOUNGE ASL

Com os estandes dos expositores prontos, começamos a projetar os estandes da ASL, que foram dispostos nas margens do pavilhão, priorizando a feira no núcleo. Dessa forma o estande institucional tinha um formato de L e grande área. Nessa área foram reunidos os espaços da Sala Operacional, a Rádio ASL, o estúdio da TV ASL e a Sala de Imprensa do evento.





Sala Operacional, com Toten de Sinalizando e balcão expondo projeto de geração de energia contínua


Toten de vidro, com base de madeira e logotipo em acrílico adesivado.

Lounge da ASL


Rádio ASL.


Estúdio de TV e painel de vidro da Sala VIP.



Estúdio de TV

Estúdio de TV.















LOJA DO FISL




Loja do Fisl


VIDEO MAPPING
Vídeo Mapping
Cubos do Vídeo Mapping

MOSTRA DE TECNOLOGIAS LIVRES
Espaço Mostra de Tecnologias livres. Espaço de exposição de projetos de estudantes.

GT EDUCAÇÃO
GT Educação. Estande da Prefeitura de Porto Alegre onde ocorriam palestras sobre o tema educação.



ESPAÇO MULTIUSO

Próximo do setor onde estavam os Grupos de Usuários, a Cafeteria e os espaços de mostrar de projetos estudantis estava o Espaço Multiuso, onde ocorriam exibições de filmes e pocket shows. Para destacar o ambiente, foi utilizada uma pirâmide arqueada de 7,50m x 7,50 m com lona transparentes e canhões de LED direcionados, colorindo e descontraindo o espaço.















BOBINA DE TESLA

O Fisl14 exibiu a maior Bobina de Tesla do mundo. A bobina gerava raios elétricos até a cabine construída no sistema octanorm, onde os visitantes podiam permanecer durante seu funcionamento.



Confiram alguns vídeos da Bobina de Tesla.







ESTANDES ESPECIAIS


Os Patrocinadores podiam optar pelos modelos de estande padrão oferecidos, ou então adquirir um projeto diferenciado. Muitos compraram dois espaços da planta e encomendavam à Aqua Montadora um projeto especial que representasse melhor sua marca.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
DATASUS

O Governo Federal participou do Fisl14. Seu estande, no padrão OURO, ocupava quatro espaço e contava com 04 salas de reunião, 01 Depósito e 01 Auditório. Para integrar os espaços foi utilizada a mesma programação visual em todos os ambientes e o tapete vermelho da feira foi substituído por um carpete grafite da cor do piso dos estandes.























PROCEMPA E INOVAPOA

Ao lado dos estande do Governo Federal estava o estande da Prefeitura de Porto Alegre. Para passar uma imagem de inovação e tecnologia, a cliente solicitou um piso de vidro com a projeção de imagens e que fossem previstos locais para expor quadros com fotos de locais famosos da cidade mesclados com elementos tecnológicos. O piso de com projeção deveria fazer um caminho no estande que levaria até um volume cúbico, onde estariam algumas bancadas com computadores.

O projeto englobou estas exigências, resultando num estande todo em marcenaria. Para o piso com projeção foi adotao painéis de LED, com dimensões de 50 cm x 50 cm, que eram programados para projetar imagens refetentes ao Fisl.









Confiram um vídeo do Piso de LED da Procempa em funcionamento.





SECRETARIA DA COMUNICAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL

Para o estande do Governo Estadual, foi reutilizada estrutura em marcenaria e pele de vidro criada em 2012.












GLOBO.COM

A Globo.com participou do Fisl14 como patrocinador PRATA.
Foi desenvolvido um projeto com uso de piso de vidro, com iluminação, e revestimento de melanina branca. Também foi utilizado pele de vidro adesivada no depósito, para dar continuidade ao piso de vidro e criar uma espécie de pórtico. No forro de madeira havia uma iluminação com refletores embutidos.






   





Esse foi um resumo da montagem do Fisl14, que descreveu apenas o trabalho desenvolvido pela Aqua Montadora. Muitos parceiros trabalharam para tornar o evento possível. Um grande trabalho é o resultado de uma grande equipe. Como estagiário da Aqua, sou apto apenas a falar sobre a parte dos projetos em que tive alguma participação. Mais informação sobre o Fisl14 e toda a equipe que organizou o envento podem ser conferidos no site do fis (http://softwarelivre.org/fisl14)



Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário