/******************** Adicionei o google adsense ********************/


sexta-feira, 26 de abril de 2019

Exportando seu projeto do Sketchup para o Sketchfab do jeito certo

Você pode conferir o post original desse conteúdo no site oficial do sketchfab através desse link

Alexander Schreyer, autor do Sketchfab uploader extension for SketchUp e do livro Architectural Design with SketchUp ensina a exportar suas cenas do Sketchup para o Sketchfab e a configurar os materiais e a pós-produção para conseguir grandes resultados.

Imagine essa situação: você criou um belo modelo 3D de um projeto no Sketchup e agora você quer compartilhar com um cliente. Claro que você pode enviar imagens ou vídeos. Você pode até mandar o arquivo Sketchup, mas nesse caso o cliente precisa ter o programa instalado no seu computador. Nada é mais fácil que enviar um link e deixar seu cliente explorar o modelo de forma interativa.

O sketchfab é uma solução incrível para compartilhar seus projetos na internet. Alex Schreyer desenvolveu o Sketchup Exporter permitindo que você envie publique sua maquete diretamente do Sketchup. Se você ainda não instalou essa extensão para o Sketchup, aprenda o passo-a-passo aqui.

Após a instalação você está pronto para enviar seus arquivos. Antes disso, no entanto, é importante levar em consideração algumas dicas para facilitar a sua vida quando estiver configurando a maquete no Sketchfab. As instruções a seguir vão ajudar também a resolver alguns problemas que você pode encontrar no caminho.

Antes de enviar seu modelo, ainda no Sketchup

Assim como você pode enviar maquetes do Sketchup bem modeladas, organizadas, limpas e sem qualquer necessidade de modificação para o Sketchfab, outros modelos exigem um pouco de correção. Você precisa trabalhar em alguns ajustes primeiro para garantir um bom resultado e performance on line.


Maquete Original no Sketchup

Para começar é bom fazer uma cópia de segurança do projeto original assim você pode otimizar esse arquivo sem perder o seu trabalho.

Vá na janela de Componentes primeiro, e depois para a janela de Materiais, e clique no ícone da casinha em cada janela para mostrar o que tem no seu arquivo. Então clique com o botão direito no ícone da casinha e selecione Purge Unused. Isso vai deletar qualquer item que não esteja sendo usado no projeto. Em alguns casos até deixa o Sketchup mais leve de trabalhar.




Em seguida, verifique se todas as faces são faces externas. O Sketchup permite aplicar materiais diferentes para faces internas e faces externas. Isso não funciona em alguns renderizadores, e na tecnologia WebGL do Sketchfab também não.

Como você pode ver na imagem abaixo, mude o estilo para Monochrome. Isso vai mostrar as faces externas em branco e as faces internas em azul. Na imagem a fachada da casa está invertida, com a face interna para fora. Basta clicar com o botão direito na face e selecionar "Inverter Faces" no menu para consertar isso.




O próximo passo é remover todos os materiais das faces internas. Você pode fazer isso manualmente, mas há uma extensão bem legal, criada pelo desenvolvedor ThomThom, chamada Material Tools, que fará isso por você em uma única operação. Instale da mesma forma que as demais extensões. Então vá em Extensions > Material Tools > Remove All Backface Materials e clique nessa opção.




Se isso remover qualquer material visível no seu modelo signinfica que eles estavam applicados na face interna. Pra consertar basta aplicar o material novamente.

Seu modelo está pronto para ser enviado pro Sketchfab. Se ainda tiver algum problema você pode instalar outra extensão, a CleanUp3 extension, e tente algumas das suas opções que permitem simplificar arestas, faces, materiais, etc.




Algumas dicas extras para considerar:

  • No Sketchfab você edita materiais "por material", não "por faces". Tenha isso em mente quando você estiver adicionando materiais no Sketchup. Lembre também de colocar nomes nos materiais à medida que for modelando.
  • Legendas, dimensões, etc., não são exportados. Isso é padrão da função de exportar do Sketchup.
  • Imagens inseridas precisam ser desassociadas antes de exportar.
  • Componentes configurados para sempre virar para a câmera perdem essa capacidade. A última orientação na qual estão no momento da exportação será aquela que vai aparecer no Sketchfab.
  • Componentes com muitas instâncias e texturas (por exemplo vegetação que contenham muitas cópias de um componente de uma folha texturizada) não exportam corretamente porque são desassociadas no processo. Prefira usar modeloas mais simples, como uma vegetação com folhas apenas coloridas.

Agora que seu modelo foi preparado corretamente, use o Sketchup Exporter como demonstrado para enviar o arquivo para o Sketchfab.

Depois de fazer o upload do modelo, no Sketchfab

Seu modelo vai ficar parecido com esse criado por Alexander Schreyer, ainda sem as configurações no Sketchfab.

Você já consegue interagir com o modelo 3D mas a vantagem do Sketchfab é que você pode ajustar os materiais, o ambiente, a iluminação e outros parâmetros. Basicamente você pode configurar o seu modelo como você faria em um renderizador, com muitas opções similiares.

No modelo do Alexander você verá que há alguns objetos reflexivos (a janela, a porta e a piscina) que parecem planos, outros poderiam ficar melhores com alguma rugosidade na textura (a pedra do pátio e os tijolos), e outros possuem um material transparente (a cerca) que não é transparente na verdade. Eles podem ser ajustados. Procure pelo botão Settings > 3D Settings abaixo da janela do modelo.




Os ajustes mostrados aqui foram feitos considerando o Renderer no 3D Settings no Modo "Classic", não "PBR". Enquanto o PBR oferece muitas possibilidades incríveis para ajustar os materiais, o Classic oferece capacidade suficiente para os materiais padrão do Sketchup. Sinta-se à vontade para testar algumas opções do PBR mais tarde.




Bump

Materiais com textura muito marcante (como a parede de tijolos ) ficam melhores se for utilizado um mapa bump. Ele modifica a superfície fazendo surgir algumas sombras. Veja o resultado na imagem abaixo. Para a parede de tijolos, foi utilizado uma imagem da textura do sketchup onde as cores foram invertidas e modificadas para a escala de cinza, criando o bump map.

O bump map faz com que as áreas escuras sejam recuadas na superfície, criando um baixo relevro, e as áreas claras sejam avançadas na superfície, criando um alto relevo.

Você pode exportar qualquer textura do Sketchup na janela de Materiais e ajustar no Photoshop ou outro software similar. No Sketchfab, clique no ícone quadrado à esquerda da configuração do material para gerenciar ou enviar qualquer textura nova que precisar.




Reflexos

Os reflexos ficam mais realistas com um bump map. Você pode ver na imagem da piscina na próxima seção. Graças a um alto nível de specular e o reflexo do ambiente, as ondas da água parecem mais realistas com a textura de água aplicada no bump.

Transparência e Reflexos

Sempre que você precisar modificar a transparência, use o Alpha Blending no editor de materiais. Configure transparência, specular e reflexos do ambiente até conseguir o resultado desejado. Se você aplicar uma cor neles a intensidade vai ser determinada pela cor. Se você aplicar uma textura, a intensidade é ajustada com o mesmo princípio do bump map.




Os reflexos no Sketchfab apenas mostram o ambiente (environment background) e as luzes. Eles não refletem elementos da maquete, como um espelho. Esse efeito de espelho pode ser configurado na pós-produção. Vamos falar sobre ele em um outro post.

Para a cerca, foi usado o Alpha Masking ao invés do Alpha Blending na transparência. Isso vai permitir recriar o efeito visto no Sketchup, onde a textura da cerca é criada com uma imagem com fundo transparente.

Ambiente (Enviroment Background)

Teste algumas configurações de iluminação na aba com ícone de lâmpada no 3D Editor. Como você pode ver na imagem abaixo, adicionar luzes cria sombras no modelo, que no nosso exemplo realça os materiais e outros detalhes. Você ainda pode simular uma luz solar fixa usando o light settings.




Um bom enviroment background proporciona iluminação e reflexos legais para o seu modelo. Você pode deixar o environment visível ou, como no exemplo, invisível.

Pós-produção

Há muitas opções de pós-produção: grain, sharpening, vignette, bloom, tone mapping, color balance, chromatic abberation, que simulam acabamentos e alguns defeitos comuns em fotografias do dia-a-dia. São justamente as imperfeições que deixam as imagens mais legais e realistas. Ajuste-os à sua escolha. Para o nosso exemplo, foi adicionado um pouco de grain, um vignette (os cantos escurecidos na tela), e um pouco de bloom, que cria algumas áreas de super exposição.




Você pode aplicar as texturas dos materiais no Sketchup antes de fazer o upload no Sketchfab. Mas também é possível enviar novas texturas através do 3D Editor.

Experimente também adicionar efeitos luminosos nos materiais através do emission, criando efeitos de neon, por exemplo.

Finalmente, nas demais abas do 3D Editor, você pode adicionar annotations, selecionando pontos e ângulos que ajudem a explicar o seu projeto.

Finalizando o Modelo

Modelo pronto, materiais, luzes, ambiente e efeitos de pós-produção aplicados, você pode publicar clicando em Publish. Agora é só compartilhar o link URL com o cliente, postar no facebook ou incorporar no seu website.

Você vai deixar seus projetos mais bonitos, interativos e fáceis de compartilhar com as pessoas. Acompanhe ainda nossas publicações de conteúdo sobre o Sketchfab e não esqueça de enviar esse post a seus colegas se ele foi útil pra você.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário