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sexta-feira, 25 de setembro de 2015

The Rising Dragon Pub


Este projeto faz parte de um exercício para reunir os principais conhecimentos adquiridos ao longo do estágio em arquitetura efêmera. O estande tinha como conceito o sucesso da Copa do Mundo de 2014.


Olá Amigos!


Em 2014, durante o estágio em arquitetura pela Aqua Montadora, fomos procurados por um cliente, prestador de serviços na área de hotelaria e gastronomia, para a criação de um estande para a Expointer daquele ano. A proposta era um ambiente estilo pub, local onde torcedores se reúnem para assistir jogos, que fizesse uma referência ao sucesso da copa do mundo de futebol em Porto Alegre, onde ficaram famosas as imagens do "caminho do gol". Antes do jogo entre Holanda e Austrália milhares de torcedores holandeses percorreram as ruas da cidade, transformando a cidade num grande mar laranja.

O lote do cliente era uma esquina, medindo 25 m². Normalmente, os estandes de esquina que projetamos são espaços abertos, com algum pergolado ou estrutura de esquina para exposição da marca do cliente. No entanto, a proposta de um pub aberto na Expointer, uma feira agrícola que ocorre numa época de chuvas intensas, pareceu não proporcionar o conforto e a privacidade que um pub, frequentado para assistir jogos, proporciona. Mesmo sendo localizado abaixo de uma cobertura de pavilhão, ao abrigo da chuva, o clima ainda oferece vento úmido e frio. Além disso, o evento recebe grande público e o intenso movimento nos corredores do pavilhão não ofereceriam a privacidade desejada para os clientes do estande.

Outra situação a ser trabalhada foi o acesso e a circulação interna. Os estandes de esquina costumam ter seu acesso principal pela esquina, quando essa não é ocupada por um toten. O programa solicitava um bar, um depósito, mesas e bistrôs e a planta precisava garantir que nenhum desse pontos ficasse em desvantagem em relação ao outro. Chegou-se a duas propostas de plantas: uma com acesso pela esquina; e outra com acesso por uma das laterais.

Esboços de planta baixa

Para iniciar a criação do layout foram pesquisadas algumas imagens de referência que servissem de disparadores para o conceito.

fonte: https://portoimagem.wordpress.com/2014/06/19/um-show-de-imagens-caminho-do-gol-18-de-junho/caminho-do-gol-onsorange/

fonte:http://www.photaki.es/foto-fachada-del-cafe-del-real-madrid_54624.htm
Além dessas imagens, outras fachadas e ambientes de pubs ingleses e irlandeses foram pesquisadas. Os bares, cafés e pubs menores, que poderiam oferecer melhor material por causa da semelhança com as dimensões do lote do projeto, apresentavam uma estrutura muito parecida: porta localizada no centro da fachada e duas janelas nas laterais. Já quando pesquisado sobre o caminho do gol, as principais fotos encontradas foram as da multidão de torcedores caminhando pelo viaduto da Borges de Medeiros.

Mesmo sendo um lote de esquina, normalmente um espaço aberto, optou-se por fazer um estande completamente fechado, com uma fachada principal demarcando o acesso. Isso oferecia uma circulação interna mais simplificada para os visitantes. Nela seria utilizada a estrutura estudada nas referências de pubs - porta central e janelas laterais. Seria possível criar um conforto sonoro e lumínico no ambiente interno em relação aos corredores movimentados.

Para abordar o sucesso da copa em Porto Alegre, fazendo uma relação com o caminho do gol, os arcos do viaduto da Borges de Medeiros serviram de inspiração para a criação das janelas da fachada principal.


Com a fachada principal resolvida, ainda era necessário criar algo especial na outra fachada. Um lote de esquina tem uma particularidade de se destacar dos demais lotes do quadra. Utilizar apenas uma fachada representa um desperdício do potencial oferecido pelas condicionantes visuais. Por isso a segunda fachada deveria ter a mesma importância da fachada de acesso. A escolha foi por "extrudar" a fachada principal. Isso criou uma grande área acima das janelas retangulares que poderia ser utilizada como um outdoor para expor a marca do cliente.



 A circulação adotada, conforme comentado, simplificaria os trajetos de visitantes e funcionários do pub-estande. Ela formaria uma cruz para os garçons, que sairiam da copa para levar os pedidos para cada uma das 04 mesas. Já os visitantes teriam um trajeto em T, entrando e se dirigindo para cada uma das laterais onde poderiam sentar-se.





O ambiente interno deveria ser sofisticado e refletir a marca do cliente. Para isso foram utilizadas as três cores das quais era composto o logotipo: bordô, branco e cinza claro. Elas foram dispostas em grandes planos internos, sem uso de banners e adesivos nas paredes. A marca seria trabalhada nos vidros das grandes janelas.




Esse projeto, no final, não foi executado. Na época, a empresa precisou recusar alguns trabalhos devido ao grande volume de projetos nos quais já estávamos trabalhando na Expointer 2014. O pub acabou ficando de lado. 

Para esse exercício de compilação dos conhecimentos do estágio, optamos, portanto, por resgatar e concluir o projeto, visto que ele possuía uma forte carga conceitual. Evidentemente não podemos revelar o nome do cliente. Então criamos uma empresa fictícia - The Rising Dragon Pub - para poder explorar o conceito de pub europeu.

Até o próximo post!

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