/******************** Adicionei o google adsense ********************/


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Chongae Park, Seul

O Chongae Park foi utilizado como estudo de caso para o projeto do Memorial do Rio dos Sinos, que foi tema desenvolvido no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos.



O Chongae Park está localizado na foz do arroio Cheong Gye Cheon. A história do córrego se mistura com a história de Seul.

Cerca de 600 anos atrás, o imperador da Dinastia Joeson estava procurando um local para implantar a nova capital do império. Na Coreia, o Fengshui é de extrema importância, como uma ciência de localização, para tirar o melhor proveito energético e funcional de um lugar. Duas coisas são importantes no Fengshui: a água e a montanha.  

“Você põe sua casa em frente à agua e a parte de trás virada para as montanhas. Você estará seguro e poderá beber a água bem na frente. Este é um princípio muito importante na teoria da localização. E o Cheong Gye Cheong está impregnado desta teoria.”


Dessa forma, decidiu-se fundar a cidade onde passa o córrego, que atravessa o centro da cidade de leste a oeste, desembocando no Rio Han, ao sul.

O nome Cheong Gye Cheon, que significa águas limpas, foi dado na época do domínio japonês na região.

A natureza do córrego sempre foi inconstante. Durante a maior parte do ano ele quase secava e nas épocas de chuva ele transbordava e causava prejuízos. O imperador já havia sido aconselhado a cobrir o riacho. Porém, interessado em preservar os benefícios que, segundo o Fengshui, ele trazia à cidade, o imperador mandou construir taludes para conter as cheias. Isso amenizou o problema, mas não impediu as cheias e transbordamentos. Mesmo durante o domínio japonês, cogitou-se a cobertura do Cheong Gye Cheon, o que por falta de recursos não aconteceu.

A cobertura do arroio foi acontecer nos anos 1960, quando a Coreia passou por um crescimento econômico muito grande, que justifica a necessidade da construção de estradas para atender a demanda. O Cheong Gye Cheon já estava em condições decadentes e insalubres, e preferiu-se “enterrar” o problema com a construção da Cheonggye Express.
A cidade foi se desenvolvendo, mas estava carente de locais de qualidade para que sua população pudesse desfrutar.



Nos anos 1990, dois professores universitários estavam passando pela Cheonggye Express de carro e começaram a conversar sobre o antigo córrego que atravessava a cidade. Um havia feito estudos sobre a água e outro professor de história. Lembravam da infância, quando ainda podiam ver o córrego e da importância histórica que ele tinha. Além da importância que um rio ou fonte d’água representa para toda e qualquer cidade.

“Se você vai em qualquer cidade, as pessoas se reúnem em volta das fontes e dos rios, onde a água está. Então eu acho que a água é muito importante para todo mundo.”

Foi então que tiveram a ideia de trazer o arroio à tona novamente e revitalizá-lo. Decidiram que valia a pena tentar. Ao apresentar a ideia para os governantes da época tiveram grande apoio. E um trabalho intenso foi realizado com a população para fosse possível  realizar a obra.


Os objetivos dessa restauração era tornar Seul uma cidade verde, restaurar aspectos da história, cultura e meio ambiente. Trazer vida e natureza para a região central da cidade e dar á população uma área para lazer e qualidade de vida.

 Sendo assim, em 2002 iniciou-se a obra de recuperação, com a remoção da estrada, encerrando em 2005 com a entrega do Cheong Gye Cheon à cidade.
Ao todo são 5,8 km de extensão. Contando com cascatas, fontes e pontes para carros e pedestres. Uma transformação gradual da paisagem Urbana para ambiente natural, através do cinturão de árvores. 


Parte do arroio é dedicada à história e cultura de Seul. Em ocasião das obras, uma equipe de arqueólogos fez escavações no leito do arroio, encontrando artefatos e as pedras do antigo talude, que foram catalogadas e algumas foram utilizadas na construção do novo talude que controla o fluxo das águas. Com o auxílio dos arqueólogos, foi possível encontrar e restaurar uma secular e importante ponte, adaptando-a às normas técnicas exigidas atualmente.
Com o arroio novamente recebendo águas limpas e vegetação, espécies de aves, insetos e peixes voltaram a habitar novamente o local.

Ainda sobre o aspecto histórico e cultural, algumas vigas de concreto da antiga via expressa foram mantidas como aviso às futuras gerações: “não repitam as coisas estúpidas que fizemos no passado”.

Na nascente do Cheong Gye Cheon, está localizado o Chongae Park. 
Ele tem o tamanho de duas quadras e foi criado para ser o símbolo da futura reunificação das duas coreias.


Foi feita uma competição e o projeto vencedor transmitiu esse conceito através do uso de materiais locais. Pedras de nove pedreiras de diversas regiões do país, representando as tribos da coreia, e nove fontes de água com iluminação temática.

O local se tornou ponto de encontro das pessoas, que estavam carentes de espaços públicos de qualidade. As águas limpas incentivam as famílias a se envolver com o rio histórico. No local ocorrem a festa do ano novo, shows de rock e comícios políticos.





fontes:

mais vídeos

Nenhum comentário:

Postar um comentário