/******************** Adicionei o google adsense ********************/


quinta-feira, 16 de maio de 2019

O que são modelos virtuais?

O cliente está em casa e recebe sua mensagem. Ao abrir ele é surpreendido com um modelo 3D incrível e interativo. Ele pode aproximar-se, girar, explorar detalhes tal como se estivesse diante de uma maquete física. Ele se diverte e, empolgado, mostra o modelo 3D para a esposa e para os filhos. Então, tão fácil quanto compartilhar uma foto no Facebook, ele compartilha o projeto em suas redes sociais e grupos de whatsapp.


Você possui um incrível projeto arquitetônico, ou um novo empreendimento imobiliário, e precisa apresentá-lo de uma forma dinâmica e impressionante para seu cliente. Ele precisa sentir que a casa ou apartamento é perfeita pra ele. Você contrata 10 imagens 3D realistas para abranger todos os melhores ângulos do projeto e prepara plantas humanizadas personalizadas para garantir uma visão completa. Sua apresentação é um sucesso! A venda é realizada. O cliente sai satisfeito e compartilha o projeto em PDF ou impresso com alguns amigos mais próximos, orgulhoso. Você, por sua vez, posta as imagens 3D em suas redes sociais, em seu portfólio ou site, e ganha curtidas e comentários de seus seguidores pelo seu belo trabalho.

No entanto o alcance do projeto vai até aí. O grande público acha as imagens muito bonitas. Mas o problema é que elas estão aparecendo aleatoriamente no seu feed de notícias junto com outras postagens e muitos anúncios. E o grande objetivo de divulgar nas redes sociais é justamente destacar-se e gerar o engajamento das pessoas. Fazer com que, além de curtir e comentar, elas compartilhem o seu conteúdo, atingindo cada vez mais pessoas e conquistando novos clientes. Para isso é necessário sobressair-se ao conteúdo convencional.

Os vídeos e tours 360 graus são melhores em engajar as pessoas, justamente por proporcionar uma imersão através do movimento e do som. São ferramentas excelentes que colocam o público como expectador, guiando-o por dentro das novas residências, apartamentos e condomínios.

Para aumentar a interação com o público e garantir mais vendas, são realizados coquetéis e showrooms onde são expostas as maquetes físicas do projeto. Nesse caso, as pessoas não são apenas guiadas, elas criam sua própria experiência. Aproximam-se do modelo. Abaixam-se para pegar o ângulo do observador. Procuram detalhes além dos ângulos escolhidos pelo arquiteto ou corretor. Buscam explorar cada lugar. É uma experiência divertida. Espontaneamente comentam com os amigos, com riqueza de elogios e recomendações.


Agora imagine que você é capaz de proporcionar um pouco dessa sensação através de um simples link. O cliente está em casa e recebe sua mensagem. Ao abrir ele é surpreendido com um modelo 3D incrível e interativo. Ele pode aproximar-se, girar, explorar detalhes tal como se estivesse diante de uma maquete física. Ele se diverte e, empolgado, mostra o modelo 3D para a esposa e para os filhos. Então, tão fácil quanto compartilhar uma foto no Facebook, ele compartilha o projeto em suas redes sociais e grupos de whatsapp.


Dessa vez, diferente do que acontece com as imagens 3D convencionais, as pessoas podem explorar o projeto compartilhado pelo seu cliente. Elas não vão se deter apenas alguns segundos a ver e curtir uma imagem. Elas também podem explorar, interagir e se divertir, permanecendo mais tempo na publicação. Ao criar a própria experiência, nos sentimos conectados e à vontade para compartilhar o conteúdo com nossos amigos. É isso que os modelos virtuais são capazes de fazer com o seu projeto. E o alcance é ilimitado.



SKETCHFAB

Interagir com os modelos 3D pelo computador já é possível a alguns anos. Muitos arquitetos preferem convidar os clientes aos seus escritórios e fazer uma apresentação diretamente no Google Sketchup, mostrando e guiando-os através dos detalhes do projeto. Existem ainda arquivos 3D em formato PDF. Esses, no entanto, exigem que o destinatário possua alguma atualização ou software específico instalados no computador e, na maioria das vezes, não possuem, dificultando a visualização.

Graças ao Sketchfab, empresa criada em 2013, as maquetes eletrônicas podem ser exploradas diretamente nos navegadores de internet. Sua plataforma é desenvolvida em WebGL e WebVR. Isso significada que o projeto é renderizado em tempo real diretamente no Chrome, Firefox, ou qualquer outro navegador disponível. Basta acessar o link do modelo e pronto.

O Sketchfab é uma rede social para artistas 3D. Lá você encontra personagens de games, cenários, modelos de produtos e, claro, arquitetura. São milhares de projetos disponíveis. Compartilhar um modelo virtual do Sketchfab no Facebook é tão simples quanto compartilhar um vídeo no Youtube.

Os modelos podem ser explorados em computadores ou smartphones. Esses por sua vez estão cada vez mais modernos e integrados com as tecnologias 3D. Hoje um óculos VR pode ser comprado por R$ 50,00 no Mercado Livre. O que é fantástico já que os modelos 3D do Sketchfab já oferecem a possiblidade de imersão em realidade virtual.


Já imaginou você apresentando o seu projeto em realidade virtual?



ENCANTE SEU CLIENTE

O modelo virtual pode simplesmente ser enviado ao seus clientes através de um link por e-mail ou whatsapp. Ele fica disponível no site do Sketchfab e pode ser aberto a qualquer momento

É possível marcar alguns ângulos interessante criando anotações, inclusive com a possibilidade de inserir textos e imagens. São 05 anotações por modelo. Isso possibilita que, mesmo que você não esteja com o seu cliente, ainda possa guiar o seu olhar pelo edificação.

Em apresentações e reuniões de venda o modelo virtual pode ser apresentado em seu notebook, tablet ou smartphone. Basta ter acesso à internet disponível e você pode explorar o projeto junto com o seu cliente enquanto soluciona todas as suas dúvidas.

Os modelos 3D do Sketchfab são facilmente adicionados ao seu website através de um script. É possível determinar praticamente qualquer altura e largura para a janela. Caso você não possua um website, ainda pode compartilhar na sua página do Facebook e manter o seu modelo lá para que qualquer visitante possa conferir.

Caso você queira investir em realidade virtual, pode adquirir um óculos VR no Mercado Livre (um Google Cardboard com lentes já é suficiente) e proporcionar aos seus clientes uma imersão no seu projeto 3D. Isso é cada vez mais comum em lançamentos de grandes empreendimentos imobiliários, principalmente em shopping centers e eventos da área.



VANTAGENS DOS MODELOS VIRTUAIS


  • Perfeitos para ajudar as pessoas que têm dificuldade em entender plantas baixas e outros desenhos técnicos. Os modelos virtuais oferecem a interação com as formas e proporções das edificações.


  • Explorar a maquete eletrônica, a qualquer momento, e compartilhar com a família e amigos através de redes sociais. Isso deixa a experiência divertida e gera engajamento.


  • Liberdade total para escolher o estilo de maquete eletrônica que mais agrada a você.


  • São fáceis de adicionar em seu website ou portfólio profissional.


  • São fáceis de compartilhar no Facebook e grupos de whatsapp.


  • Podem ser abertos em qualquer computador e nos mais novos smartphones. Nesse ponto a forma como a maquete eletrônica foi desenvolvida influencia muito na performance da apresentação.



DESENVOLVIMENTO DE MODELOS VIRTUAIS

O Sketchfab é uma plataforma gratuita, assim como o Facebook. Qualquer pessoa pode postar seus modelos virtuais lá. As contas gratuitas oferecem 50 MB de espaço por modelo. Já as contas profissionais permitem postar modelos de até 200 MB, 500 MB, ou mais. No entanto, uma conta gratuita já é suficiente para maioria dos casos. O site ainda disponibiliza tutoriais e estudos de caso para ajudar o artista 3D a melhorar cada vez mais os seus modelos.

Agora, simplesmente pegar a uma maquete eletrônica qualquer, usada para criar imagens 3D convencionais, e postar no Sketchfab não garante uma boa performance em computadores e smartphones com menos recursos. Normalmente essas maquetes são arquivos pesados, com elementos de decoração muito detalhados. Isso faz com que, ainda que tenham menos de 50 MB, os modelos virtuais tranquem demais, praticamente não rodando em smartphones.

Há uma certa exigência gráfica e técnica para que computadores e smartphones possam carregar tais modelos. Eles são como se fossem pequenos games 3D que precisam ser renderizados em tempo real. O trabalho do artista 3D é garantir que os modelos sejam otimizados para funcionar na maioria dos equipamentos.

Para que os modelos virtuais possam funcionar corretamente eles precisam ser criados de uma forma inteligente, com técnicas específicas que garantam uma boa performance sem exigir muito dos smartphones e computadores.

Desde 2015 nós temos desenvolvidos modelos para postar no Sketchfab.

Ao longo do tempo fomos aprimorando as nossas técnicas para elaboração de modelos virtuais mais leves. Graças a esse trabalho já tivemos oportunidade de trabalhar com plataformas para games, como o Unity, além de trabalhar inclusive com empresas especializadas em visualização arquitetônica, como a Captate, da Irlanda.

Você pode conferir um dos resultados dessa parceria aqui.

Nossa assessoria gráfica vai desde a criação de modelos 3D, a partir do seu projeto 2D, até a implementação e otimização das maquetes eletrônicas que você já possui. Além disso, auxiliamos na publicação dos modelos virtuais dentro do seu website, exatamente como você pôde conferir nessa postagem.


Estamos desenvolvendo e organizando uma série de tutoriais e dicas, um material bem legal, sobre os modelos virtuais para o Sketchfab. Você pode conferir esse conteúdo na label Sketchfab aqui no blog e pegar algumas dicas sobre como começar a postar os seus modelos. Você também pode curtir nossa página no facebook e ficar sabendo quando divulgarmos conteúdo novo.

Se você quiser saber mais sobre os modelos virtuais ou quiser a nossa ajuda para apresentar os seus projetos no Sketchfab, entre em contato com a gente clicando aqui.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário